Estreitenses participam de protesto contra liminar que fere seus direitos trabalhistas.
Após serem afastados, concursados realizam protesto na frente do TJ-PI.
![]() |
| Estreitenses em protesto em frente ao Tribunal de Justiça do Piauí em Teresina. |
Servidores aprovados no último concurso público da Prefeitura de Buriti dos Lopes realizaram na manhã desta segunda-feira (17) um protesto contra a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí, que os mantêm afastados dos cargos, entre os concurseiros, cinco estreitenses estiveram presentes e colaboraram nesse movimento que protesta contra a liminar concedida pelo desembargador José James Gomes Pereira.
Representando os servidores, o advogado Francisco das Chagas Santos, explicou que 80 servidores foram convocados para assumir cargos na Prefeitura de Buriti dos Lopes. No entanto, o atual prefeito ao tomar posse baixou decreto e anulou as nomeações feitas entre julho e dezembro do ano passado. Em análise da situação, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) então determinou que o prefeito contratasse novamente os aprovados, de acordo com o prazo legal do concurso.
"Nesse retorno, o prefeito convocou apenas 21 dos 80 aprovados. Os servidores procuraram o Ministério Público do Estado, que entrou com ação civil pública e conseguiu que os 59 afastados retornassem aos cargos. Eles trabalharam apenas uma semana, quando o Tribunal de Justiça determinou novo afastamento em abril", relatou o advogado.
A situação é agravada pelo fato de que, entre os servidores afastados, estavam agentes que exerciam suas atividades junto a serviços públicos essenciais. De acordo com os funcionários prejudicados, o Prefeito do Município ainda estaria realizando contratações irregulares, em desacordo com as disposições constitucionais.
“No dia 11 de janeiro houve audiência do Fórum da cidade com a promotora de Justiça Francineide de Sousa Silva, resultando na instauração de procedimento para acompanhar e adotar as medidas legais pertinentes, a respeito da informação de que há contratações precárias em detrimento do afastamento de concursados, que a priori, foram nomeados de acordo com as leis regentes do concurso público e dos pleitos eleitorais”, afirma André Ricardo Brito, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Buriti dos Lopes.
A estreitense Alzenira Rodrigues relata o seu descontentamento com o caso que já se torna constrangedor: Estamos aqui unicamente reivindicando nosso direitos, o direito de trabalhar, é lastimável a forma como nós estamos sendo perseguidos, todos aqui temos família, temos contas para pagar, pagamos nossos impostos. Somos cientes dos nossos direitos como trabalhadores e vamos lutar para ganhar essa causa que tem interferido a nossa vida, nos dando vários momentos de constrangimentos, esperamos que nosso direito seja preservado, e que possamos voltar cada um para os nossos ambientes de trabalho, precisamos ter fé em Deus.
O Portal Estreito em Foco abraça essa causa e deixa aqui também o descontentamento dos familiares e amigos dos concursados estreitenses afastados, é lastimável a forma como estão sendo tratados desde o início do ano. Esperamos então que a decisão a ser decretada pela lei dos homens seja justa, uma vez que já dizia o grande filósofo Monstequieu "Só o poder maior pode deter o poder".
NOTA:
Sobre a decisão que manteve afastados dos cargos servidores concursados de Buriti dos Lopes, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), José James Gomes Pereira, esclarece que:
Sobre a decisão que manteve afastados dos cargos servidores concursados de Buriti dos Lopes, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), José James Gomes Pereira, esclarece que:
1) Esteve fora do Tribunal em razão do falecimento de sua irmã, mas que seus assessores continuaram trabalhando e analisando o processo, em nada comprometendo a avaliação do mesmo.
2) Estava em Teresina e em contato com sua assessoria, não sendo sua decisão em nada prejudicada;
3) Hoje pela manhã recebeu o presidente do sindicato dos servidores da cidade, que estava acompanhado de seus advogados.
Fonte: 180 Graus, Portal Az.
Por: Jhonatan Wyll



Nenhum comentário:
Postar um comentário