segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

AGORA VAI: SEDUC-PI volta atrás e Estreito terá turmas regulares de Ensino Médio.

SEDUC-PI VOLTA ATRÁS E ESTREITO TERÁ TURMAS REGULARES DE ENSINO MÉDIO.

A comunidade esperava há muito anos por essa conquista.

U. E. Bernardino Leocádio do Rêgo funcionará como anexo da escola Lêonidas Melo.


Ainda neste mês, Buriti dos Lopes irá contar com mais duas escolas ofertando turmas de Ensino Médio regular na Zona Rural. A cidade já possui dois estabelecimentos com este perfil, os povoados Barra do Longá e Assentamento Josué de Castro. O anúncio oficial, ocorrido nesta segunda-feira (11), foi realizado pela Supervisora de Ensino das escolas da rede estadual da cidade, Iane Portela, na nota oficial a previsão para o início das aulas está para o dia 18 de Fevereiro.
Depois da incerteza se realmente a SEDUC voltaria atrás com a decisão da inviabilidade para a abertura dessas turmas, pais e alunos já estão mais aliviados com a notícia, uma vez que a possibilidade de poder estudar mais perto de casa, sem ter que se dirigir até a sede é mais confortante para os pais e menos cansativo para os discentes. As aulas que acontecerão na escola da rede municipal de ensino U.E. Bernardino Leocádio do Rêgo no período noturno, segundo a diretora da referida escola Marta Rejane, mais de 120 alunos foram matriculados para turmas de 1º, 2º e 3º ano.

Supervisora de Ensino da rede estadual, 
professora mestre Iane Portela.
Em conversa com este portal a Supervisora de Ensino Iane Portela frisa: "O pedido fora feito à Seduc-Pi pelo prefeito  em novembro de 2018, quando foram realizadas reuniões entre os dirigentes da secretaria municipal e estadual para planejamento do ano letivo de 2019. Inicialmente,  após formação das turmas fomos surpreendidos com uma possível negação, visto que a ampliação demanda mais contratações e também necessita de total apoio da prefeitura municipal. Não se pode criar anexos sem a contrapartida do município garantida. Esse apoio dá mais segurança à SEDUC-PI. Com a notícia de possível impedimento, o prefeito e o secretário municipais tomaram novas iniciativas para demonstrar total apoio com a cessão de espaços, bem como, demonstrando que a ação traria benefícios maiores as pessoas, já que teriam a oportunidade de estudar perto de suas casas". 

Buriti dos Lopes já compõe de duas escolas na Zona Rural com o Ensino Médio, porém funcionam de forma independente, não são anexos, uma vez que no povoado Barra do Longá há prédio alugado para este fim e o Assentamento Josué de Castro possui prédio próprio da rede estadual de ensino. Segundo informações, ambos já passaram pelos trâmites legais do Conselho Estadual de Educação, o que em breve poderá ter também nas localidades que recebem o Ensino Médio no ano de 2019. 

Perguntada sobre a previsão de início das aulas: "O calendário está previsto para dia 18, porém, ainda esperamos confirmação do calendário oficial que poderá ser diferenciado para cada localidade, de acordo com cada realidade".

Outra escola que também será contemplada com Ensino Médio é U. E. Nossa Senhora de Fátima da localidade Salgadinho, onde a demanda de alunos também é grande. Ambas as escolas serão anexos do Colégio Estadual Leônidas Melo, uma vez que a escola Francisca Trindade torna-se agora apenas para o ensino de tempo integral. Em Estreito a expectativa é que funcionem quatro turmas, sendo duas de 1º ano, visto que mais de 70 alunos foram matriculados para esta série. 

A supervisora ainda fala da expectativa para esta ampliação do ensino médio na Zona Rural: "A expectativa é de que assim teremos mais oportunidades de trabalho para os professores. A ampliação faz com que sejam contratados mais professores do teste seletivo em vigor. Além disso, sabemos que estudar no local onde se mora é fator de qualidade, ter mais tempo pra estudar sem fazer viagens é fator de qualidade. Enfim, só temos a ganhar benefícios", frisa a prof. Mestre.

Este portal agradece a entrevista concedida, parabeniza á todos os envolvidos no projeto, e comemora o fato do caso ter sido revertido junto á SEDUC, uma vez que está ampliação facilitará muito á vidas dos alunos que tinham que percorrer vários quilômetros para chegar até a sede do município. Tudo isso evita o deslocamento cansativo e perigoso, além de incentivar as pessoas com estudos interrompidos a concluírem o "segundo grau", é realmente uma grande conquista para a localidade que por muitos anos pede por essa implantação, ao qual no passado já foi feito até abaixo- assinado solicitando. 



Por: Jhonatan Wyll
Portal Estreito em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário