quinta-feira, 11 de abril de 2019

Alerta de Inundação: Defesa Civil alerta possíveis áreas de inundação no Município de Caxingó.

DEFESA CIVIL ALERTA POSSÍVEIS ÁREAS DE INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAXINGÓ.

CEMADEN emite mapa de pontos de risco na cidade.


A defesa civil e o CEMADEN alertam aos munícipes de Caxingó grande aumento do nível do Rio Longá nas próximas horas, e exibem possíveis áreas de inundação ou alagamento. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais divulgou na manhã deste quinta- feita, um mapa com a mancha de inundação e os pontos de encontro em caso de operação de emergência no município de Caxingó. Os pontos marcados indicam os locais para onde os moradores poderão ser atingidos nas próximas 12 horas, segundo a nota a cidade tem RISCO HIDROLÓGICO / MODERADO.

Veja o detalhamento do documento emitido ás 09:30 da manhã pelo CEMADEN:

Cenário de Risco: 
Possibilidade de ocorrência de enxurrada em áreas urbanas com alta declividade, onde o escoamento superficial é concentrado e com alta energia de transporte. Possibilidade de ocorrência de inundação nos Bairros Centro da Cidade e Bom Jesus. 

Situação Atual: 
O nível do rio Longá encontra-se em processo de vazante, segundo a estação fluviométrica localizada no município de Tinguis e isso poderá fomentar a elevação dos rios no município de Caxingó, favorecendo eventos hidrológicos no município em questão. 

Tendência: 
Elevação do nível dos rios no município devida a passada da onda de cheia, associada a previsão meteorológica para os próximos sete dias que indica continuidade de chuva.

Recomendações: 
Atenção às áreas de risco mapeadas pela CPRM (2014). Estima-se que 372 pessoas em 98 moradias estejam expostas ao risco alertado. Atenção às áreas de risco mapeadas pela CPRM (2014). Estima-se que 372 pessoas em 98 moradias estejam expostas ao risco alertado. 

Ações de Proteção e Defesa Civil recomendadas pelo CENAD: 
Em caso de alerta de risco de nível MODERADO não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado e, caso ocorra, espera-se impacto moderado para a população. Recomendam-se ações previstas no plano de contingência, tais como: sobreaviso das equipes municipais, etc. 




A Prefeitura Municipal de Caxingó já foi alertada e se prepara para uma possível retirada dos moradores das áreas indicadas.



Por: Jhonatan Wyll
Portal Estreito em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário