sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Descaso: Comunidade Estreito segue como a mais esquecida pela atual gestão em Buriti dos Lopes.

APÓS TRÊS ANOS, A COMUNIDADE ESTREITO SEGUE COMO A MAIS ESQUECIDA PELA ATUAL GESTÃO.

A localidade sofre com a falta de infraestrutura. 

Comunidade Estreito segue como a mais esquecida pela atual gestão em Buriti dos Lopes.
A Comunidade Estreito é localizada na PI-211, Zona Rural de Buriti dos Lopes, é conhecida por possuir um povo receptivo, animado, aculturado e talentoso,  conhecida também por ter um grande número de graduados e universitários, além de ser a sede de grandes indústrias o que conceitua a sua economia como bastante enriquecida, até maior que de muitos municípios vizinhos. Embora seja uma das três maiores localidades do município, hoje a mesma é considerada uma comunidade esquecida. Há quem diga que devido a mesma possuir um eleitorado menor que as demais é deixada em "terceiro plano" ou será que esse fato acontece pela existência de uma péssima administração?

Prefeito Júnior Percy discursando em comício na
Comunidade Estreito em 27 de Setembro de 2016.
Após quase três anos da gestão "O povo no poder" liderada pelo prefeito Júnior Percy, acredita-se que podemos fazer um balanço do que foi feito e do que apenas foi prometido em palaque pelo mesmo para a comunidade, a temática em questão dessa matéria foi adiada algumas vezes no intuito de que o atual cenário em que se encontra a localidade pudesse ser mudado, contudo, o tempo de espera não foi suficiente para acontecer o resultado desejado. Ou será que foi?

Não podemos dar continuidade a essa matéria sem falar da tão sonhada reforma da praça, local esse que funciona como palco de quase tudo que se é realizado na comunidade e que nunca se ganhou uma reforma, onde a cada dia que passa se encontra mais deteriorada e degradada. Decepcionante para muitos, para não dizer coisa pior, visto que a mesma serviu até como locação para comício e palestras nas eleições de 2016, o que se esperava era que essa obra fosse uma das primeiras a serem executadas pela até então "nova gestão", mas não foi isso que aconteceu. 


Praça da comunidade Estreito totalmente degradada!
A reforma que foi promessa do atual prefeito para o seu primeiro mês de mandato, já somam 35 meses de espera e até hoje a unica coisa que se foi feito foi prometer que "ela vai ser refeita com outro modelo", o povo já se encontra desacreditado, e pelo que se comenta é que "vai ficar apenas na planta". 

A mesma já quase não tem mais bancos, as arquibancadas já não há muitos lugares para poder sentar, os alambrados da quadra há muito tempo caíram e hoje o que se é usado como proteção são redes de pesca colocadas pelos moradores com auxílio de pedras e madeira. Sem falar na sujeira que unida aos outros problemas contribuem para uma terrível poluição visual.
Praça da Comunidade Estreito segue em situação de abandono pela atual administração.
Três anos não são três dias, nem três meses. Já pararam pra pensar no que poderia ter sido feito em todo esse tempo? Comparando com outras comunidades do município pode-se dizer que Estreito é umas das mais esquecidas pela atual gestão, visto que até hoje a única construção feita foi o calçamento da Rua Folha Larga, obra essa que até hoje não existe nenhuma publicação no diário oficial dos municípios, acredita-se então que se não existe licitação, presume-se que a obra foi licitada pelo estado. Nesse caso conclui-se que após três anos a comunidade não conta com nenhuma obra, nenhum benefício, nenhuma melhoria projetada e idealizada pela atual gestão.

UBS-José Eleotério da Costa comunidade Estreito.
O desejo de ganhar uma eleição não incentivou o atual prefeito de fazer apenas a promessa da reforma da praça, como também de prometer a construção de um poliesportivo, de um campo de futebol, a conclusão da academia pública que hoje serve como espaço de descanso para animais e até mesmo de moradia para nômades, a reforma da Escola Municipal Bernardino Leocádio do Rêgo que sofre como uma estrutura  antiga, de pouco espaço para comportar os alunos e para a realização das atividades extra- classe da escola. 

Sem falar, na promessa de manter a UBS- José Eleotério da Costa aberta 24 horas para o atendimento da população, fato esse que nunca aconteceu. Considerada umas das obras mais ousadas feita pela gestão anterior e que consta com um auditório localizado em um andar superior, única na região, também vem sofrendo com a falta de medicamentos e reparos. 

Prefeito Junior Percy em reunião na associação de moradores.
Pauta: implantação da ETA.
A (ETA) Estação de Tratamento de Água foi outra das promessas do prefeito, que inclusive até se fez presente em uma reunião com moradores, onde noticiou que o projeto seria aprovado e que em breve a comunidade iria receber, mas a pergunta é: Se foi aprovado por que nunca foi executado?

Vale lembrar que muitos moradores reclamavam da gestão anterior, faziam críticas, descarregavam suas opiniões em redes sociais e hoje vemos uma população apática, calada e acomodada, o que pode estar gerando a continuidade do descaso. No entanto, é possível notar que quando acontecem problemas do tipo  em outras comunidades, notamos também que há cobranças por parte da população, fato esse que não acontece na localidade Estreito. O que parece é que as pessoas se acostumaram a viver com o mínimo. O que resta é esperar que a "comunidade" acorde, e não cometa o mesmo erro duas vezes. 

Assim, pelo tempo de mandato que resta, espera-se que pelo menos a praça seja imediatamente construída, e que sua construção não se inicie somente no período eleitoral no intuito de levar o assunto, "assim como outros", para cima dos palanques. A população anceia por progresso, e não continuar estagnada no tempo.


Por: Jhonatan Wyll
Portal Estreito em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário